|
LOCAL DO EVENTO
|
Descubra BH e seus belos horizontes |
Belo Horizonte é a terceira maior cidade do país. As linhas sinuosas de seu relevo, acompanhadas por um conjunto arquitetônico que passa pelo neoclássico, chegando ao modernismo, tornam a capital mineira charmosa e fascinante.
Apesar de já ter completado um século de existência, Belo Horizonte permanece jovem, vigorosa, vibrante. Sempre aliando desenvolvimento e modernidade à preservação de sua beleza arquitetônica, de suas praças, parques e jardins, BH é uma cidade múltipla e um dos mais importantes pólos econômico e industrial do país.
Da Pampulha à Praça do Papa, do Mineirão à Praça Sete, BH é uma capital em constante movimento, que avança em ritmo acelerado, mas prima pela qualidade na prestação de serviços e se orgulha de ser reconhecida como cidade brasileira de excelência médica. Não é a toa que Belo Horizonte tem sido escolhida como palco de grandes eventos nacionais e internacionais.
Além de oferecer o que há de melhor em serviços, aqui o visitante é convidado a se sentir em casa e a desfrutar de um dos mais importantes quesitos de um grande destino: seus valores humanos.
|
TURISMO |
Praça da Estação
A Praça Rui Barbosa, conhecida como Praça da Estação, é um corredor cultural formado pelos prédios do Museu de Artes e Ofícios, Casa do Conde de Santa Marinha, Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, o Viaduto de Santa Tereza e a Serraria Souza Pinto. A grande maioria dos prédios é da década de 20, formando um dos principais acervos do estilo neoclássico da cidade.
A praça tem sua origem na construção da cidade, quando a estação ferroviária funcionava como a porta de entrada da nova capital.
|
Praça da Liberdade
O conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, além de grande destaque da arquitetura de Minas Gerais, é um dos cartões postais de Belo Horizonte.
A praça é formada por jardins, alamedas, fontes e esculturas. Ao seu redor, os prédios históricos – tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) – reúnem obras da arquitetura moderna, art-déco e pós-moderna.
Ponto de encontro de BH, a Praça da Liberdade é uma dos lugares prediletos dos belorizontinos. Sempre alegre e cheia de gente, é ideal para passeios de fim de tarde e caminhadas.
|
Praça do Papa
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, fica aos pés da Serra do Curral – símbolo da cidade eleito pelos belorizontinos. Um monumento em ferro erguido em homenagem ao Papa João Paulo II marca o centro da praça.
Mas a grande atração da praça é a vista de Belo Horizonte. Tanto de dia quanto à noite, a praça é um lindo mirante da cidade.
Atualmente, o local também é palco de inúmeras apresentações culturais como peças teatrais, shows, entre outros.
|
Praça Sete
A Praça Sete fica no cruzamento de duas das principais avenidas da cidade, a Afonso Pena e a Amazonas. O famoso “Pirulito”, obelisco construído em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil, marca o coração do centro de Belo Horizonte.
|
Pampulha
A Pampulha é roteiro obrigatório para quem está visitando a cidade. Construído na década de 1940, ao redor de uma das mais belas lagoas urbanas do país, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é formado pela Casa do Baile, Igreja de São Francisco de Assis, Museu de Arte e Iate Tênis Clube. Projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek, as construções foram um marco na arquitetura moderna brasileira. O Conjunto teve ainda contribuição de grandes artistas como Cândido Portinari, Burle Marx, Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa.
Outros atrativos foram incorporados ao complexo: o estádio Mineirão e o ginásio Mineirinho, o Zoológico, o CEPEL e o parque de diversão Guanabara.
|
Savassi
A Savassi é um dos maiores centros comerciais de Belo Horizonte, e também uma das regiões mais badaladas da cidade – são bares, restaurantes, casa de shows, livrarias, hotéis, lojas e shoppings, galerias de arte e cinemas. Uma boa dica para o visitante descobrir o charme da Savassi é passear a pé pelas ruas, e não deixar de comer um tira-gosto em um dos inúmeros bares da região.
A Padaria Savassi, que durante anos funcionou na Praça Diogo Vasconcelos (hoje Praça da Savassi), deu o nome a essa região central de BH. Na década de 40, a padaria era ponto de encontro de políticos e da alta sociedade. Nos anos 90, Savassi se tornou o nome oficial da região.
|
Museu de Arte da Pampulha
O prédio onde hoje funciona o Museu de Arte da Pampulha foi a primeira obra do conjunto arquitetônico da Pampulha projetada por Niemeyer. Originalmente, funcionava como um cassino. A partir de 1957, passou a abrigar o MAP que, atualmente, conta com um acervo de 900 obras, biblioteca, loja de souvenirs, café e salas de multimídia.
Os jardins externos também merecem destaque: projetados por Burle Marx, contam ainda com esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa.
Endereço
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585
(Pampulha)
:
Horário
3ª a domingo de 9 às 19 horas
|
Museu Mineiro
O Museu Mineiro, inaugurado em 1982, funciona no antigo Senado Mineiro. Seu acervo é constituído por objetos que documentam momentos importantes do processo de formação da cultura mineira.
Endereço
Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários
:
E mail:
Horário
De terça a sexta, das 10h às 17h.
Sábado, domingo e feriados, das 10h às 16h.
|
ACESSOS À BELO HORIZONTE |
AÉREO
Servida pelas principais empresas de transporte aéreo do país, Belo Horizonte, através de dois modernos e confortáveis aeroportos, possui vôos diretos para as principais capitais e centros urbanos do país.
Aeroporto da Pampulha
Ssituado a aproximadamente 8,5 Km do centro da capital mineira, recebe vôos de empresas de transporte aéreo regional, além de atender à aviação executiva. Traslados aeroporto/cidade e vice-versa podem ser feitos por táxis ou por ônibus executivos da Conexão Aeroporto, telefone (31) 3224 1002 , que partem da Avenida Álvares Cabral 387, Centro.
Aeroporto Internacional Tancredo Neves Também conhecido como Aeroporto de Confins, dista 40 km da capital mineira e é ligado à cidade através de moderna via expressa. À semelhança do Aeroporto da Pampulha, o traslado para o Aeroporto de Confins pode ser feito através de táxis ou de ônibus executivos da Conexão Aeroporto.
|
RODOVIÁRIOS
Belo Horizonte possui localização privilegiada e faz parte dos maiores eixos rodoviários do País, possibilitando que empresas de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros conectem BH aos principais centros urbanos brasileiros.
Algumas vias de acesso:
São Paulo: BR381 (rodovia Fernão Dias)
Passando pelo Sul de Minas (Extrema, Pouso Alegre, Itajubá, Varginha).
Rio de Janeiro: BR040
Passando por Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG), Barbacena (MG) e Conselheiro Lafaiete (MG).
Espírito Santo: BR262
Entrando em Minas por Manhuaçu. Goiás e Distrito Federal: BR040
Passando por Paracatu (MG), João Pinheiro (MG), Três Marias (MG) e Sete Lagoas (MG).
Terminal Rodoviário
Pça Rio Branco - Centro
www.pbh.gov.br/linhasrodoviarias
|
|
|
|
|
|