Em 05 de maio de 2010,
Mensagem do Organizador
Em julho de 2008 comecei a pensar em realizar um Congresso sobre Eventos Adversos em Medicina. Com um grupo de amigos comecei a elaborar o tema e já na escolha do título do Congresso foi uma boa discussão. Nasceu o Safety2008.
Sem nenhum atrativo econômico e visando promover uma mudança de comportamento despertou muito pouco interesse de patrocínio, diante do montante financeiro que o sistema de saúde mobiliza anualmente. Ter seu nome ligado a algo que pudesse lembrar o que não deu certo foi outro enorme obstáculo.
O Safety2008 saiu do papel e aconteceu em novembro de 2008. Foi um grande momento, pois não estava sozinho. Este foi sempre o meu foco: como discutir o conceito de equipe na saúde, aonde existe uma imensa constelação de profissionais de formação e interesses distintos. Um grupo de profissionais trabalhando junto não forma obrigatoriamente uma equipe.
O Safety2009 foi também em novembro e teve o dobro de participantes. A ajuda da Comissão, das instituições e dos patrocinadores consolidou este projeto. O Safety, vencendo o primeiro desafio, recebeu um sobrenome: Segurança do Paciente.
Amil, Hospitais São Lucas, Rede DOr, ProCardíaco, HCor-SP e Albert Einstein, Laboratório Sérgio Franco, CDPI-Multi Imagem, Laerdel, Sanofi Aventis e Nikko, Johnson&Johnson, Editora ArtMed e TVMed nos permitiram trazer profissionais de fora do Rio e viabilizar o projeto. A pequena sobra de caixa foi doada a Organização Social Associação Criança Renascer, instituição fundada pela Dra. Vera Cordeiro em 1991 que tem mudado a vida das crianças enfermas. Espero poder repetir este gesto com a ajuda que teremos no Safety2010 e pensar num lar para o Safety.
O apoio da Diretoria de Saúde da Aeronáutica e da SOBRACIL, além da logística da GAP Congressos fez com que o Safety2009 tivesse avançado na discussão do tema. O Instituto de Energia Nuclear, o HEMORIO, o CREMERJ, a Academia Nacional de Medicina, o CBC, o INCA e o Ministério da Saúde apoiaram o evento. Recebemos o Ministro da Saúde Dr. José Gomes Temporão falando sobre o meu ideal em Medicina.
Ao final Dr. Augusto Paulino Soares de Souza Netto recebeu das mãos do Ministro e de seus amigos e confrades da ANM o Prêmio que leva seu nome. Este prêmio é uma homenagem ao cirurgião que se dedicou à Segurança do Paciente.
Em 2010 manteremos a discussão trans-disciplinar (além do inter disciplinar) e continuaremos não abordando aspectos jurídicos, mantendo o foco nos aspectos técnicos de diagnóstico, controle e prevenção dos eventos adversos e na segurança do paciente. Não existe atividade humana sem erro, independente do grau ou do esmero no treinamento em habilidades ou avanços tecnológicos. Demoramos a entender este processo de aprender com os menos graduados ou com quem tem uma formação diferente da nossa. O aprendizado nestes dois anos proporcionado por expositores, muitos dos quais exercendo atividade completamente diferente da de saúde, tem sido uma fantástica experiência.
O fator humano precisa ser visto de outra forma. No sistema de saúde não é exceção. A necessidade de estudos em Cognição e Tomada de Decisão em sistemas complexos e dinâmicos é mundialmente reconhecida. Estas estratégias devem levar em conta os Fatores Culturais, não bastando tão somente importar metodologias de outros centros. Aplicar este trabalho no sistema de saúde é possível. O primeiro passo foi dado.
O Safety não tem dono. É fruto de ideais e de idealistas que buscam mais segurança para todos. Não estamos em defesa de um modelo de Sistema ou de uma política na saúde, mas sim de uma Política de Saúde na qual o foco no Fator Humano tenha maior inserção.
Amigos aguardo vocês.
Alfredo Guarischi
|